Avaliação neuropsicológica

 

“Quanto mais cedo melhor”.

Evite alguns sofrimentos a criança, adultos e idosos.

Avaliando e tratando precocemente, seu filho poderá enfrentar o mundo muito mais fortalecido.
Custa muito deixar a criança enfrentar dificuldades, bullying, fracassos, dúvidas quanto a sua auto estima e consequências futuras no trabalho e outros relacionamentos.
Custa pouco buscar uma avaliação neuropsicológica e identificar o que e porque está acontecendo algo que atrapalha o desenvolvimento do seu filho.
São necessários muitos anos de experiência para o profissional ser totalmente assertivo na elaboração de um relatório onde todos os aspectos foram realmente avaliados.

Nós temos profissionais com mais de 20 anos de experiência.

Nosso trabalho é oferecer muita precisão e conhecimento técnico durante a avaliação neuropsicológica, de forma que os responsáveis pela procura da Avaliação Neuropsicológica na Belmonte Saúde se sintam seguros, confiantes e com caminhos a serem percorridos para terem sucesso em seus objetivos.

Avaliação neuropsicológica tem sido muito recomendada por médicos, psicólogos, professores, escolas, hospitais devido a possibilidade de ampla investigação.

Recomendamos que leia nosso conteúdo, pois temos certeza de entregar sempre o melhor trabalho devido a sempre estarmos nos capacitando, participando de congressos e muitas vezes supervisionando outros psicólogos que estão ingressando neste mercado de trabalho.

Para quem busca este serviço é muito importante que você se certifique da formação do profissional que irá atende-lo pois todo o planejamento de seu tratamento se iniciará a partir da avaliação neuropsicológica. Então acredito que você já está começando a perceber que não são meras aplicações de testes que vão te ajudar. É necessário um profundo conhecimento, muito estudo e comprometimento para que toda essa investigação possa fazer com que você tenha sucesso e consiga progredir em sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Vamos lá?

Tenho certeza que colocaremos aqui a maioria das dúvidas que você tenha e o que ainda não ficar claro, poderemos esclarecer pessoalmente.

Entrando no mundo da avaliação neuropsicológica em 3, 2, 1 ….

Clique aqui para agendar avaliação.

 


 

Dúvidas Comuns

Cada parte de nosso cérebro é responsável por nossas reações no dia a dia.
A avaliação neuropsicológica investigará todos os sinais e indicará as melhores possibilidades de tratamento para melhor assertividade no dia a dia
Chega de sofrer com frustrações. Descubra o que pode estar ocorrendo em seu cérebro que te faz não conseguir alcançar seus objetivos.

 

 

→ O que é a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é uma investigação profunda das funções cognitivas. Avaliamos a atenção, a memória, a concentração, a linguagem e a função motora para encontrar um possível déficit cognitivo. Além disso, o processo de avaliação também se concentra em aspectos sociais, emocionais e funcionais da pessoa. É a análise de como o cérebro de uma pessoa funciona.

Até aqui tudo compreendido? Vamos continuar!

→ O que a avaliação neuropsicológica avalia e investiga?

A Avaliação Neuropsicológica investiga os processos de atenção, funções executivas, memória e aprendizagem, linguagem e funções verbais, habilidades acadêmicas, organização e planejamento visoespacial e construtivo, visopercepção, funções motoras, cognição social, humor e comportamento.

→ Como é feita uma avaliação neuropsicológica?

A avaliação é feita a partir de testes, escalas e baterias que revelam dados sobre as funções cognitivas, como a inteligência, atenção, percepção, memória, linguagem, aprendizagem, velocidade de processamento de informações, habilidades motoras, afeto etc. São vários testes que só podem ser aplicadas por neuropsicólogos. Antes dos testes é feita uma anamnese familiar para definir quais testes serão aplicados.

→ Quando a avaliação neuropsicológica é indicada?

A avaliação neuropsicológica pode ser necessária quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais. Alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar o exame.

Agende a sua avaliação clicando aqui

 

→ Alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar a avaliação neuropsicológica

• Perda de memória
• Déficit da funções executivas, como planejamento e organização
• Dificuldade para se concentrar
• Déficit de atenção
• Déficit de raciocínio
• Dificuldades de aprendizagem
• Dificuldades com resoluções de problemas
• Déficit das habilidades perceptivas e motoras
• Hiperatividade
• Dislexia
• Atraso no desenvolvimento cognitivo
• Distúrbios mentais
• Demências
• Doenças de Alzheimer
• Doença de Parkinson
• Traumatismo craniano
• AVC Acidente Vascular Cerebral
• Epilepsia
• Depressão

→ Apenas crianças fazem avaliação neuropsicológica?

Não. Essas necessidades podem surgir em qualquer momento de nossas vidas. E é normal cada faixa etária ter sinais em comum.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser avaliados e cada fase da vida também possui aspectos específicos para serem verificados.
Também dentro de empresas para exames admissionais de PCD e ainda mudanças dentro de setores que melhor se adeque ao colaborador.

Existem sintomas ou necessidades parecidas exatamente porque o indivíduo está inserido em situações que exigem as mesmas habilidades.
Vamos procurar a Belmonte Saúde para uma ampla investigação no processo de Avaliação Neuropsicológica?

 

→ Quem solicita uma avaliação neuropsicológica?

Para fazer a avaliação neuropsicológica muitas pessoas podem contribuir orientando que busque por este trabalho. Pode ser um profissional da saúde, um professor, uma parente, ou seja, qualquer pessoa que perceba que o outro possui sinais que precisam ser verificados para não haver mais comprometimento no dia a dia. Até mesmo a própria pessoa pode desconfiar que há algo que por mais que ela tente ela não consegue superar, por exemplo, se desorganiza demais, se perde na leitura de um livro, não compreende muito bem todas as regras dadas em um jogo, está com dificuldade de coordenação e várias outras situações.

Agende a sua avaliação clicando aqui

 

→ Quantas sessões são necessárias?

Geralmente, no mínimo quatro ou cinco sessões. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa. Se chegar até dez sessões, não se assuste, com certeza foi necessário uma bateria maior de testes para se certificar do que está sendo encontrado.

→ O que compõem o laudo neuropsicológico?

  • Relato dos pais (no caso de crianças e adolescentes)
  • Relato de outros profissionais (quando houver)
  • Autorrelato (quando houver)
  • Observação do comportamento no consultório
  • Resultado dos instrumentos aplicados
  • Síntese
  • Conclusão
  • Conduta sugerida

→ Qual a diferença entre avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica?

A avaliação psicológica avalia as condições psicológicas emocionais de uma pessoa por meio de hipóteses, já a avaliação neuropsicológica consiste em apurar minuciosamente questões das funções cognitivas por meio de testes psicológicos.

→ O que deve ser avaliado durante o processo com a criança ou adolescente?

Devem ser avaliadas o impacto emocional da criança e da família, a história educacional, incluindo os apoios ou intervenções realizadas. Em seguida, observam-se os comportamentos da criança. O avaliador pode falar com os pais, professores e pessoas próximas. E depois são realizados testes de raciocínio e linguagem.

→ Quem faz o diagnóstico de TDAH?

Os profissionais capacitados para diagnosticar o TDAH são o psicólogo e o psiquiatra. Alguns testes realizados por psicólogos contribuem para a identificação ou não desse transtorno, mas eles são apenas um complemento do diagnóstico que se dá pela avaliação clínica.

TDAH será falado em outro momento pela Belmonte Saúde. Mas vamos dar uma breve “pincelada” neste assunto.

O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade. Durante a infância, o TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores.

Apresentam pouca paciência para estudar e fazer os deveres, agitação, inquietude e uma capacidade incrível de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. E quase nenhuma delas associada à aula. Estas são algumas características de alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH.

→ A neuropsicologia está sempre avançando, com novas descobertas e novos caminhos a serem investigados e sugeridos novos planos de tratamentos?

Nos últimos anos, a neuropsicologia teve um grande avanço: a relação entre os traços de personalidade, o funcionamento cognitivo e o comportamento. Ela está trazendo, portanto, importantes contribuições para a compreensão da origem e tratamento de lesões cerebrais e dos transtornos psiquiátricos.

 

→ Preciso de um pedido médico para ser atendido em neuropsicologia?

Você não precisa de um encaminhamento médico para fazer uma Avaliação Neuropsicológica. Se houver alguma queixa de memória ou atenção, por exemplo, que esteja prejudicando seu desempenho no trabalho ou na escola, você mesmo pode procurar um profissional habilitado para realizar a Avaliação Neuropsicológica.

→ O que está envolvida na avaliação neuropsicológica infantil?

Uma avaliação neuropsicológica infantil envolve a análise do pensamento, comportamento e funcionamento socioemocional da criança. Os avaliadores utilizam testes e procedimentos padronizados para isso. Eles também conversam com os responsáveis, com os professores e outros médicos se necessário.

→ Idosos serão avaliados em quais aspectos?

Os aspectos avaliados durante a avaliação neuropsicológica com o público idoso serão a memória, a atenção, o humor, a linguagem, as funções executivas e o desempenho funcional.

 

Tire suas dúvidas, estamos online.

Agende a sua avaliação clicando aqui